quarta-feira, 16 de junho de 2010

"Algamarinha" ou Kombucha


Kombuchá é uma colônia de bactérias e leveduras de aspecto gelatinoso e coloração esbranquiçada. As origens do Kombuchá são incertas, mas existem numerosas evidências de que tenha sido uma bebida conhecida e apreciada em diversos países, épocas e culturas. Também chamado de “O Chá Divino” e “A Medicina da Imortalidade”, o Kombuchá é conhecido há mais de 2.000 anos. O que não se têm dúvidas é de seu delicioso sabor e seus saudáveis efeitos.
................................................................................
Como produzir uma colônia?
domingo, 30 de setembro de 2007 por Marcus
A colônia de kombucha é como uma estrela do mar. A comparação pode parecer um tanto estranha, mas quer dizer que uma pequena parte da colônia, mesmo minúscula, mesmo imperceptível pode gerar uma nova colônia grande e saudável.

A bebida Kombucha contém em sua composição todas os componentes necessários para a geração de uma nova colônia.

Assim, preparando a bebida através da receita padrão – do chá bem doce, deixar esfriar, colocar a colônia e aguardar a fermentação – retiramos as colônias (mãe e filha) ao final e guardamos. Se a bebida resultante for deixada em temperatura ambiente sem a presença de nenhuma colônia por um ou dois dias poderemos observar uma nova colônia se formando. Nota-se também, que essa segunda fermentação aeróbica e à temperatura ambiente acentua de forma muito rápida a acidez da bebida até essa se transforma em um vinagre. O vinagre de Kombucha pode ser utilizado da mesma forma que o vinagre de maça, de uva ou outro.

Isso demonstra que a colônia tem a capacidade de se reproduzir a partir de um pequeno fragmento, que a mesma é extremamente ativa e que se reproduz com facilidade.

Para se produzir uma nova colônia a partir de um pouco da bebida ou de um pequeno fragmento da colônia:

1.Conseguir alguma bebida ou um pequeno fragmento saudável da colônia de Kombucha;
2.Fazer um pouco do chá preto ou verde* bem doce, deixar esfriar e colocar em um vidro ou vasilha de plástico com a boca larga (acima de 7 cms de diametro);
3.Colocar a bebida ou a colônia de Kombucha;
4.Tampar com um pano e amarrar a boca no recipiente com um barbante ou fio;
5.Aguardar a fermentação – pode demorar até uns 15 ou 20 dias sem problema, sendo que a bebida provavelmente terá fermentado até avinagrar;
6.Pronto! você tem uma colônia nova, bem clara e forte. Agora é só seguir a receita tradicional.
Essa é uma forma de se produzir uma colônia já tendo o chá do kombucha pronto ou um pequeno fragmento de colônia que por acaso pode ter sido obtido de uma colônia que estragou pela ação de fungos.

Algumas pesquisas demonstram a possibilidade da geração da colônia por outras vias, mas isso estará em outro artigo nessa mesma seção.

* O chá verde apresentou melhor resultado em situações nas quais utilizei fragmentos de colônias para o ’start’. A colônia se formou mais rápido em um teste com os dois chás e com o mesmo volume de fragmento ou de bebida pronta . Com o chá preto a colônia se apresentou também saudável embora com menor volume.

.....................................................................
São compostas de células vivas que recompõem as células cansadas e doentes por dentro e por fora do organismo.Quem cultiva uma algamarinha tem uma verdadeira farmácia em casa.Ela cura bronquite,artrose,reumatismo,diabetes,lesões do fígado,infecções na bexiga,problemas com útero e ovário,problemas no sistema nervoso,limpa e purifica o sangue,cura hemorróidas,elimina o cansaço físico e mental,cura insônia,qualquer problema do sistema respiratório,infecções na garganta(com gargarejos),feridas de difícil cicatrização ou até mesmo feridas que não tem cura,regula a pressão arterial,cura impotência,queima gorduras e celulite deixando a pele firme e sadia.



Modo de cuidar de Alga:




1 litro de água



2 saquinhos de chá preto(ou de hortelã,ou de camomila),PARA emagrecer é necessário que seja com chá preto,PARA cura de doenças pode ser utilizado os outros chás.



Açúcar suficiente PARA ficar bem doce,preparar o chá e deixar esfriar.Coloque num recipiente de vidro ou de plástico,em seguida colocar a alga e deixar em infusão,tampe o recipiente com um guardanapo de pano ,PARA não cair sujeira,nunca tampe com a tampa do recipiente pois a alga necessita de ar PARA viver.



Preparo PARA emagrecer:

Passando 15 dias da infusão coloque o chá dentro de outro recipiente e guarde-o na geladeira.Prepare outro chá par uma nova infusão.Ao trocar o chá a alga deve ser lava com muito cuidado.Cada vez que for tomar o chá mexer com uma colher,pois no fundo do recipiente estão depositadas substâncias que são necessárias e saudáveis ao organismo.



Modo de Tomar:

Toma-se um cálice 3 vezes ao dia,antes das principais refeições.



O chá de 15 dias de infusão deve ficar com sabor de vinho branco seco. Quando a alga for brotinho, isto é, alga nova o chá fica mais azedo. O interessante é tomar o chá de 15 dias de infusão durante três meses PARA emagrecer,não jogue fora a alga. Diminua os dias de infusão 8 ou 10 dias. Tomar 1 cálice após as 3 principais refeições. Pode também trocar o chá dia sim,dia não,adoçando com mel ou adoçante e tomar como refresco,até as crianças poderão tomar o chá preparado assim. Permaneça tomando o chá de 8 dias e ficará livre de qualquer infecção ou até mesmo de um simples resfriado



A infusão de 15 dias é importante PARA o emagrecimento porque em menos que isso a alga não consegue absorver todo o açúcar do chá e quem come o açúcar é você. PARA emagrecer é necessário o açúcar.



PARA emagrecimento mais rápido é necessário o chá de alga mais velha. A alga quando brotinho demora mais PARA emagrecer.



Enquanto a alga se alimenta do açúcar vai soltando substâncias que causam emagrecimento. Quanto mais velha for a alga melhor, tanto PARA emagrecer quanto para curar doenças. Enquanto toma o chá PARA emagrecer, vai curando as doenças até daquelas de cuja existência, que até você desconhece.



A alga adora o sol,tire o pano e deixe a alga no sol alguns minutos ,a alga dificilmente morre.Se for cortada em vários pedaços,cada pedaço será uma nova alga. Não deixe a alga nova junto com a velha. Não tenha medo de tomar o chá de algas a medicina natural não faz mal. Se não quiser mais emagrecer e deseja apenas curar alguma doença poderá mudar o sabor do chá PARA camomila,hortelã,etc.



Se enquanto estiver tomando o chá sentir que está expelindo um corrimento escuro não se assuste provavelmente é alguma infecção no útero ou no ovário que você desconhecia. Continue tomando o chá e com ele se sentirá mais jovem e sempre disposta. Inclusive a mulher grávida deve tomar o chá de alga,pois o mesmo evita acumulo de toxinas e celulite. PARA combater a celulite passe o chá nas partes onde a celulite está localizada. Passe o chá com as mãos PARA que penetre bem na pele e deixe secar normalmente.



Recapitulando:

PARA emagrecer: infusão de 15 dias - 3 vezes ao dia antes das principais refeições,durante 3 meses(alga velha)



PARA curar doenças:infusão de 8 ou 10 dias - 3 vezes ao dia depois das refeições principais.



PARA cabelos: Lavar os cabelos,Enxague normalmente.Enxague novamente mas dessa vez com a alga.Os cabelos ficam macios e sedosos,quem tem problema de calvice ,a alga evita a queda e faz nascer cabelos.



PARA pele: usar o creme. Bater uma alga como chá no liquidificador pode acrescentar um pouco de mel. Guarde o creme na geladeira, sem tampa, espalhar no rosto como se fosse uma máscara, deixe uma hora. Após uma hora, retire o creme lavando o rosto,com água fria, em seguida passe um algodão com o chá de alga para melhor resultado. Para quem tem problemas mais acentuados de rugas, é recomendável o uso do creme todos os dias.



Obs: Quando lavar a alga não coloque ela na pia,ela pode entupir o cano.



ATENÇÃO NÃO É QUALQUER TIPO DE ALGA QUE É UTILIZADA PRA ESTE FIM,É UMA ALGA ESPECÍFICA, TRANSPARENTE DE APARÊNCIA AMARELADA!!!

3 comentários:

Michella Galindo disse...

Danna, parabéns pela matéria, fiquei emocionada e confesso:tomei muito desta bebida. A foto é maravilhosa. Gostaria de tê-la novamente. Como fazer para conseguir uma????? Bjusssss.

Unknown disse...

Adorei o texto, está muito esclarecedor para quem tem dúvidas como eu. Que quantidade tomar após as refeições, quantos ml?

Anônimo disse...

Olá!
Interessante a postagem!
Só pra exclarescer algumas coisas:
1- não é uma alga e sim uma colonia de bacterias em protocooperação com fungos, chamados de leveduras, estas colônias têm estrutura polissacarídica, algo como celulose.
2- origem provável: quando se faz vinho ou cerveja, pode acontecer a formação de uma zoogleia muito parecida com a nossa colonia de kombuchá, que quando aparece transforma o vinho ou cerveja em vinagre, em cervejaria e vinicultura, esta zoogleia é chamada de "mãe do vinagre", provavelmente durante a fermentação de alguma bebida alcoolica, retirou-se a "mãe do vinagre" e começou-se a cultivá-la em chás verdes e pretos, mais um acidente que deu certo, assim como os queijos e os iogurtes.
3- se a pessoa quiser ela pode "cultivar" o kombuchá em sucos bem doces e fervidos, em chás ou em água com açucar, o importante é que o liquido seja rico em glicose ou frutose, e pobre em antibioticos, e sobretudo, esterelisado por fervura para matar possiveis outras bactérias como a salmonela ou algum coliforme fecal que poderiam contaminar a cultura matando a "mãe de vinagre" ou kombuchá.

Espero ter contribuído.