sexta-feira, 8 de julho de 2011

Noz de Cola


O que é a noz de cola?

A noz de cola é o núcleo da semente de uma grande árvore africana (Cola nitida) cultivada para fins comerciais pelo mundo inteiro, especialmente na Nigéria, no Sri Lanka, na Indonésia, no Brasil e noutras partes da América do Sul. É extremamente popular entre os habitantes como uma substância estimulante que contém cafeína. As nozes são comidas inteiras ou moídas em pó e misturadas com líquidos para preparar bebidas. A noz de cola é hoje em dia um ingrediente da Coca-Cola.
História

A noz de cola é usada na medicina popular como afrodisíaco e para reduzir o apetite, tratar enjoos matinais, enxaquecas, e indigistão. Também se aplica directamente na pele para tratar feridas e inflamações. Os ramos amargos da árvore também são usados para limpar os dentes e as gengivas. Há séculos, os Árabes trocavam pó de ouro por nozes de cola antes de iniciarem longas caminhadas através do deserto do Sahara. Desde os tempos antigos que as nozes de cola têm um papel importante em muitas sociedades africanas. Funcionam como dote de casamento, e simbolizam a hospitalidade. Aos visitantes oferecem-se nozes de cola como prendas de boas-vindas.
Hoje em dia as sementes são ainda muito usadas como tempero pelos nativos da África tropical central e ocidental, e também pelos negros da Índia ocidental e do Brasil, que introduziram as árvores nestes países. As nozes da árvore Cola acuminata são empregues da mesma maneira que as nozes da árvore Cola nitida; provêm da árvore que cresce nos Camarões e no Congo, e embora não sejam tão grandemente apreciadas, são muito usadas com substância estimulante com cafeína.
Botânica

A Cola nitida é um membro da família Sterculiaceae. É uma árvore sempre verde, com flores às riscas roxas, e frutos em forma de estrelas. A árvore alcança os 25 metros de altura e propaga-se através das sementes. A Cola nitida e a Cola acuminata podem intercambiar facilmente com outras espécies de Cola (como a Cola vera, a qual é muito apropriada para uso medicinal). Na África ocidental estas árvores encontram-se geralmente na costa marítima, e há uma grande troca das nozes entre os nativos do interior. Mastiga-se um pequeno pedaço antes das refeições para promover a digestão; também se crê que as nozes melhoram o sabor de qualquer alimento ingerido depois delas, e mesmo para tornar saborosa a água pútrida; o pó aplica-se em feridas.
Química

Os constituintes principais da Cola são a cafeína, a teobromina, as taninas e os compostos fenólicos, incluíndo d-catecina, l-epicatecina, colatina, e colanina. Também contém flobafenos, o pigmento antocianina cola vermelha, betaína, proteína e amido.
Efeitos

Em África e nos trópicos americanos as nozes são mastigadas para retardarem a fadiga e a fome. As nozes de cola têm um sabor inicialmente amargo, depois doce, e também adoçam qualquer comida ou bebida que se ingira depois delas. As propriedades da Cola são as mesmas da cafeína, modificadas apenas pelas substâncias adstringentes presentes. As nozes de cola frescas têm uma acção estimulante para além do conteúdo de cafeína, mas na forma com que aparecem no comércio europeu a sua acção é indistinguível da de outras drogas com cafeína, e a cola vermelha é inerte.
Uso medicinal

A Cola tem um efeito marcadamente estimulante na consciência humana. A curto prazo, pode ser usada na debilidade nervosa e nos estados de fraqueza. Para além disso, pode actuar especificamente na diarreia nervosa. Também ajuda em estados de depressão e pode, em algumas pessoas, causar estados eufóricos. Devido ao seu conteúdo de cafeína, a noz de cola pode aliviar algumas enxaquecas. Os compostos fenólicos e as antocianinas podem ter uma actividade antioxidante. Os usos históricos da noz de cola incluem o aumento da capacidade de esforço físico e a resistência à fadiga sem comer; o estímulo do coração fraco; e o tratamento de debilidade nervosa, fraqueza, apatia, diarreia nervosa, depressão, desânimo, ressentimento, ansiedade, e enjoos marítimos.
Variedades

Para além das nozes, inteiras ou em pó, descobrimos que a noz de cola também está disponível em extracto e em óleo de fragrância.
Uso

A não ser que de outra forma receitada, a dose recomendada para o pó seco é entre 1 a 3 gramas, duas a três vezes por dia. Também se pode preparar uma decocção: coloca 1 a 2 colheres de chá das nozes em pó num copo com água, leva a ferver e deixa cozer em lume brando durante l0 a l5 minutos. Deve beber-se quando necessário.
Avisos

A Cola desaconselha-se a indivíduos com úlceras estomacais, devido ao seu conteúdo de cafeína e de tanina. As taninas, encontradas em muitas plantas, são substâncias que podem irritar o estômago. Embora possam ocorrer alguns efeitos secundários, tal como ao beber café, a noz de cola é considerada segura.
Contra-indicações

Os possíveis efeitos secundários são: desordens nos padrões do sono, superexcitação, nervosismo, e irritações gástricas.
Misturas

A noz de cola aumenta a acção das drogas psicoanalépticas e das bebidas com cafeína. Para fins medicianis, mistura-se bem com aveia, daminana e solidéu.
Armazenagem

Se guardada em lugar seco e fresco, a noz de cola pode manter-se durante muito tempo.

(Holisticonline.com)