domingo, 16 de agosto de 2009

Comportamento


Auto-estima

Por que será que num dia estamos super animadas e motivadas e de repente uma coisa sai mal, nos sentimos fracassadas e inferior, e não merecedoras de "sei-lá-o-que?" Dei uma olhada no google e achei uma coisa interessante. Um psicólogo chamado Michael Marmot, autor da pesquisa, publicada no British Medical Journal, diz que a baixa auto estima até pode encurtar a vida de uma pessoa.
A Baixa auto-estima pode influenciar muito o nosso comportamento. Entre as consequencias estão probabilidades menores de se querer fazer exercícios ou melhorar a dieta alimentar, o que pode aumentar as chances de ficar-mos obesos e também de termos problemas no coração. Marmot destacou que uma pessoa neste estado pode adoecer de depressão, o que faz com que seu sistema imunitário fique mais fraco. Resultado? Vive-se menos!!!
"Actores que ganharam o Óscar vivem, em média, quatro anos a mais do que aqueles que não ganharam" ,exemplifica o pesquisador, e diz mais: "A auto-estima está relacionada ao tipo de trabalho que as pessoas tem e se são bem recompensadas ou não".
Uma das maneiras de se melhorar as desigualdades na área de saúde e a auto-estima das pessoas, segundo Marmot, é garantir empregos, e noutra área, não compará-la com outras. Uma pessoa que se sente útil e bem aceita, tem um bom auto-conhecimento... dificilmente terá a auto-estima baixa.
Temos que cuidar de nós mesmas, saber aceitar elogios, não nos isolar-mos quando estamos a nos sentir pra baixo, e se a coisa já vai mal a muito tempo, pedir ajuda!

*Aconteceu uma coisa muito chata comigo, que me deixou a pensar muito, em quão injusto é uma pessoa tecer comentários destrutivos à aqueles a quem não se conhece.
Existe a cantada galante, mas também existe a cantada cafajeste. Acho que são raras, mas existem. Em toda a minha vida só ouvi uma vez, à um mês atrás .
Foi assim:

Estava eu no ónibus, quando vejo entrar um rapaz (20 anos, penso eu) bem gordinho e com corpo e rosto desproporcionais. Tamanha feiura me chamou a atenção ( lembrei-me logo do Corcunda de Notredame, o Quasemodo!) Mas o que fiz foi desviar o meu olhar, por que penso assim: Quem não gosta do que vê, vire a cara, não é ?! A viagem foi seguindo e eu ia ouvindo as piadinhas ofensivas que ele dirigia a sua companheira. Quando enfim chegou a minha hora de descer do ónibus, eis que ouço uma pérola: "A minha avó é mais bonita..."
Gente...! Que panaca! Aquilo me deu um frio na espinha... sei lá! Não disse nada para não criar mal ambiente, mas quando eu me encontrei sozinha me pus a pensar que não é justo! Não sou nenhuma beldade, mas tenho o meu fã clube, e aquela aberração disse o que disse às minhas costas e consegue estragar meu dia, minha semana, meu mês...!
Por incrível que pareça, meu comportamento com meu marido e com as outras pessoas mudou, mudou. Pego-me a pensar: " Será que fulano também pensa que sou feia?" (#*~^/#!!!!!)
E não é tudo. Tornei-me envergonhada, tenho evitado sair de casa, até pra ir à ginástica estou desmotivada! Comer saudável? Nos últimos três dias foi uma catástrofe a minha alimentação!
Gente , parece que não há justiça! Eu estava a fazer mal à alguém para merecer isso?!
estou frágil. Será que isso é normal, eu dar tanta importância a isso? Digam lá!

Vou parar por aqui, senão escrevo pela semana inteira.
Foi um desabafo. Vocês me desculpem.

tenho que voltar a ter confiança em mim.

Beijos!

2 comentários:

Nath^^ disse...

oi Linda sei bem oque vc sentiu!
como tem gente escrota nesse mundo neh?mas oque nao pode e deixar essas coisas estragar seu dia...bola pra frente..^^
acabei de achar seu blog vou vir aqui sempre agora^^
tbm to na luta contra a balanca,e so nos sabemos quanto dificil eh neh?acho que temque ser um dia de cada vez..e se agente parar pra pensar agente pira!beijossssssssssss

Tania disse...

Ah! Como sei o que você sentiu naquele momento! O sujeito perdeu foi uma grande chance de ficar calado! O que tenho p/te dizer é que é impossível agradarmos a todos e, no caso do "sujeito" em questão, ninguém pediu p/saber a opinião dele. Ele só se manifestou para "parecer" melhor que você. Mas tu és muito mais gente, as tuas palavras, pensamentos e acções comprovam. EU FAÇO PARTE DO TEU FÃ CLUBE!
Beijocas